Modelo 3D - Cálice funerário Jê

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Novas Escavações Arqueológicas em Pains

Teve início há duas semanas as escavações de um sítio arqueológico pré-histórico na município de Pains, o local foi possivelmente ocupado por grupos caçadores-coledores em uma época muito remota.
As escavações têm encontrado restos de fabricação de ferramentas de pedra lascada, carvões, sementes de palmáceas queimadas e camadas de solo antropogênico. Os achados ocorridos até o momento não têm grande apelo estético mas possuem alto valor científico. A pesquisa está revelando camadas arqueológicas que já foram o piso de acampamentos, mas agora estão há cerca de 40 cm de profundidade, no topo de uma colina suave, no vale do rio São Miguel. É um dos poucos sítios arqueológicos da região que não apresentam vestígios em superfície, todos estão enterrados.
O sítio foi identificado em 2009. Foi a primeira prospecção arqueológica detalhada nas áreas de campo aberto. As pesquisas arqueológicas realizadas na região são geralmente presas aos rochedos calcários. Com isso, o patrimônio arqueológico de campos abertos, cobertos por pastagens ou vegetação, é negligenciado.
A pesquisa é coordenada por Gilmar Henriques, diretor do MAC, e integra seu projeto de doutorado, desenvolvido no programa de pós-graduação do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP).

1. Execução de uma malha de sondagens com quase 200 pontos, para alocação das unidades de escavação. 2. Cada ponto foi marcado por uma bandeira, cada furo atingiu 1 metro de profundidade, todo o sedimento foi peneirado. 3. Escavação de duas unidades de m² no sítio arqueológico. Aqui pode ser vista em detalhe uma feição arqueológica com formato circular, ocasionada por um "poste" ou "pilar" de madeira, que teria existido neste ponto específico. 4. O sítio ocupa uma colina suave, as unidades foram estabelecidas segundo os resultdados quantitativos e qualitativos de cada ponto de sondagem.

3 comentários:

  1. Fico muito feliz de ver acontecer a pesquisa Arqueología nessa região, com qualidade, responsabilidade e conhecimento do assunto num contexto com um potencial arquelògico denso e maravilhoso como è nesse pedaçinho de Minas que è Pains. Parabens para o MAC na pessoa do seu diretor Ms. Gilmar Henrique pelo projeto. Miguel Villarreal.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à equipe do MAC, coordenada pelo arqueólogo Gilmar Henriques.
    Comentário técnico: que maravilha das fotografias...
    Elaine Martins

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!Fiquei muito feliz com a notícia, Pains só tem a ganhar com tamanho profissionalismo!Aliás parabéns pelas fotos, muito "finas".

    Renata de Paulo

    ResponderExcluir