Modelo 3D - Cálice funerário Jê

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Um fim de semana com os educadores indígenas da UFMG

O MAC, bem como a cidade de Pains, tiveram a honra de receber entre os dias 26 e 28 de agosto  a visita de uma centena de estudantes da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE / UFMG), que participam do programa de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI).
O grupo se dividia entre alunos dos cursos de Ciências Sociais e Humanidades, Ciências da Vida e da Natureza e Matemática.  Havia educadores das etnias: Xacriabá, Krenak, Pataxó hã-hã-hãe e Tupiniquin. Coordenando as atividades vieram os professores Pablo Lima, Marcos Bortolos, Maria Gorete e Luís Roberto de Paula, todos da UFMG.
Como pesquisadora convidada veio a professora Profª. PhD. Sandy Grande,  de etnia Quechua,  do Connecticut College, nos EUA, e autora do livro "Red pedagogy: native american social and political thought", cujo título, numa tradução livre, seria: "Pedagogia vermelha: o pensamento político e social nativo americano."
Os educadores participaram de visitas guiadas à exposição permanente do MAC e de um passeio temático pelas paisagens culturais do Carste do Alto São Francisco.
Foi feita uma mini-conferência sobre História Indígena e Educação na Escola Municipal Professor João Batista Rodarte, presidida pelo prof. Pablo Lima. Lucélio Nativo apresentou uma introdução à espeleologia do Carste do Alto São Francisco, Gilmar Henriques apresentou uma palestra sobre a história indígena em nossa região.
Mark Lopez, educador e pesquisador norte americano, de ascendência Maia, fechou o evento com chave de ouro, apresentando as atividades da CBE (Communities for a Better Enviroment) que em uma tradução livre seria: "Comunidades em Prol de um Meio Ambiente Melhor".
Esta ONG tem trabalhado com a juventude, mas não só com ela, de bairros pobres da cidade de Los Angeles, nos EUA, visando reivindicar por parte das autoridades  um gerenciamento responsável do meio ambiente de suas comunidades. A CBE tem organizado passeatas, ações, pesquisas e incentivado a participação de jovens nas audiências públicas realizadas para o licencimanto ambiental de empreendimentos. Um tema caro à toda população de Pains e região. Durante as palestras contamos com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Oliveira.
O evento foi importante por demonstrar o potencial que nossa região possui para um turismo cultural e científico que, feito de maneira responsável, poderá vir a ser uma atividade econômica tão importante quanto a mineração e a agro-pecuária, podendo trazer dividendos para nossa economia sem tornar nosso ar irrespirável e sem que nossos rios sequem ou se tornem veios abertos de pesticidas e venenos. Um rápido exemplo: por dois dias e duas noites uma centena de pessoas lotou os hotéis da cidade, freqüentou nossas lanchonetes, restaurantes e bares, e consumiu inúmeros produtos de nossos lojistas.
 
1. Passeio temático pelo Carste do Alto São Francisco, ponto culminante da cidade de Pains, vale do rio São Miguel. 2. visita guiada à exposição permanente do museu. 3. Auditório: exibição de fotos sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. 3. Palestra sobre a espeleologia do Carste do Alto São Francisco, ministrada por Lucélio Nativo. 4. Palestra sobre a história indígena no Carste do Alto São Francisco, ministrada por Gilmar Henriques. 5. Palestra de Mark Lopez sobre as atividades da CBE (Comunidades em Prol de um Meio Ambiente Melhor) na cidade de Los Angeles, nos EUA. 6. Dança em círculo realizada pelos educadores indígenas no pátio da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte. 7. Educadora Xacriabá com sua pintura corporal feita a base de jenipapo.

Clique aqui para baixar os slides da apresentação de Mark Lopez, sobre as atividades da CBE, nos EUA.
Clique aqui para baixar os slides sobre a Arqueologia Regional do Carste do Alto São Francisco.

Assista abaixo o vídeo de ações da CBE chamando a atenção para as mudanças climáticas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário