Modelo 3D - Cálice funerário Jê

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Curadoria do acervo de ossos humanos - Parte II

No mês de julho, durante a execução da primeira etapa do projeto de curadoria do acervo de ossos humanos da reserva técnica do MAC (clique aqui) foram ainda trabalhados os sepultamentos pré-históricos I, II e III, provenientes das escavações do sítio arqueológico Abrigo do Ângelo, abrigo sob rocha localizado na zona rural do município de Pains - MG.

Todos os três sepultamentos foram encontrados em uma determinada área do sítio arqueológico, a qual foi utilizada exclusivamente como cemitério ao longo de milênios. Os sepultamentos I e III são sepultamentos secundários (fotos 1 e 3), tratam-se de indivíduos que, no momento subseqüente às suas mortes, foram enterrados em determinados locais, depois de anos ou meses os restos mortais foram exumados pela família e amigos, foram realizadas cerimônias fúnebres e um novo sepultamento foi feito, daí o termo "secundário". Este tipo de comportamento foi documentado no século XX em meio a grupos indígenas do planalto central, como no caso dos Kayapó e Bororo.

Assim, tais sepultamentos I e III seriam o testemunho desta segunda ou terceira fase de sepultamento. Nas escavações ficou claro que os restos esqueletais foram arranjados em um feixe compacto, que provavelmente era atado por um trançado ou cestaria que não sobreviveu aos desgastes do tempo.

Clique aqui e assista a uma reportagem sobre o sítio.

Clique na imagem para ampliar. Fotos 1 a 3: sepultamentos pré-históricos escavados no sítio arqueológico Abrigo do Ângelo. 4 e 5: curadoria no laboratório de arqueologia do MAC do acervo ósseo humano coletado neste sítio arqueológico. 6: ponta de flecha de osso animal retirada da caixa torácica do indivíduo do sepultamento II, quando da finalização das escavações no sítio arqueológico. Ela está solidamente ajuntada a uma costela devido a um concrecionamento, no laboratório ela passou por uma limpeza a seco da capa de sedimento concrecionado que a envolvia. É possível visualizar as estrias resultantes do polimento de sua superfície e uma incisão linear e retilínea em sua parte mesial. Esta ponta causou a morte deste indivíduo, ela se inseriu na caixa torácica em um eixo perpendicular ao das costelas, fator que aliado a seu comprimento de 12 cm impediram sua retirada.

O sepultamento II, por sua vez, é um sepultamento primário. Um indivíduo masculino, um adulto jovem, foi sepultado uma única vez após sua morte, em um local específico. O sepultamento II apresentou-se articulado, em posição fletida e decúbito lateral direito. Em sua caixa torácica foi encontrada uma ponta de projétil de osso, fixada à face interior de uma costela por um sedimento concrecionado (foto 6). Inicialmente foi cogitado que o osso poderia ser humano, mas a curadoria identificou que o osso utilizado na fabricação desta ponta de projétil é de origem animal.


Assista a uma breve perspectiva em vídeo do sepultamento II à época de sua escavação.

      
Vídeo produzido durante as escavações, no momento em que foi identificada e coletada a ponta de projétil de osso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário