Modelo 3D - Cálice funerário Jê

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Extinção do rio São Francisco

Um tratado sobre a flora do rio São Francisco, publicado recentemente e resultado das pesquisas de um grupo de cientistas liderados  pelo prof. José Alves Siqueira, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), sediada em Petrolina - PE, faz um prognóstico sombrio, ao longo de suas mais de 500 páginas, sobre a inexorável extinção do rio São Francisco nas próximas décadas.

Leia a reportagem no jornal O Globo.

P.S. do MAC: Este prognóstico infelizmente não é recebido com estranheza por parte de cientistas que trabalham no alto curso do rio, em Minas Gerais. Por aqui, o chamado projeto de "revitalização do rio São Francisco" empreendido em nossa região, revelou-se pouco transparente e errático em sua execução, além de inócuo em seus efeitos. Verbas importantes deste projeto foram gastas, por exemplo, com passeios de helicóptero, tratados como verdadeiros eventos que reuniam a coordenação do projeto e as lideranças municipais da região e suas respectivas comitivas. Ao mesmo tempo, cientistas eram insistentemente pressionados, e este é o termo mais suave a ser utilizado, a simplesmente entregar e fornecer os dados de suas pesquisas ao tal projeto de "revitalização", sem qualquer contrapartida.

Sabe-se ainda que o próprio Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, o MAC, é apresentado em certas "conversas de corredor"  como desdobramento deste projeto de "revitalização do rio São Francisco". Nada poderia ser mais errôneo e, porque não dizê-lo, difamatório. O projeto foi iniciativa de um grupo de cientistas e profissionais que o apresentou pronto e formatado à Prefeitura Municipal de Pains, que só assumiu uma participação incisiva no mesmo quando a verba federal para sua implantação foi liberada. Até que isso acontecesse os autores tiveram que se desdobrar para que o projeto fosse aprovado por uma série de avaliações feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN / Edital Mais Museus), e julgada por uma banca de cientistas e profissionais idôneos, entre fevereiro e maio de 2008.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário