Modelo 3D - Cálice funerário Jê

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Museu recebe visita da E. E. Pe. José Sangali

No dia 31/08, uma sexta-feira, o museu recebeu a visita de 68 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre José Sangali da cidade de Córrego Fundo - MG. A visita foi coordenada pelas professoras Renata de Paula e Neila de Faria, e pelo diretor Nadir Costa.
 
Todo o grupo participou de uma visita guiada à nossa exposição permanente, intitulada "Pré-histórica do Carste do Alto São Francisco: 12.000 anos a serem desvendados". Na sala de audivisual o grupo assistiu a um breve trecho do filme "Cave of Forgotten Dreams" (Caverna dos Sonhos Esquecidos), um documentário dirigido pelo alemão Werner Herzog, sobre a caverna de Chauvet, no sul da França, a qual guarda um imenso acervo de pinturas rupestres com 32 mil anos de idade. O documentário narra a história do achado da caverna e acompanha o trabalho dos arqueólogos na proteção e estudo deste sítio arqueológico. 

Clique na imagem para ampliar
  
O filme é importantíssimo por demostrar a importância de um plano de manejo para cavidades naturais que contenham vestígios arqueológicos, pois a caverna de Chauvet, achado único na história da humanidade, é aberta somente para pesquisas científicas, e foi toda adaptada para a proteção de seu bioma e para o controle da locomoção dos visitantes. É um bom exemplo para refletirmos sobre o patrimônio arqueológico e espeleológico (cavernas) de nossa região, que vem sendo cada vez mais procurada por turistas desejosos de conhecerem as cavernas do Carste do Alto São Francisco. Infelizmente nenhuma delas está preparada para receber visitas turísticas.

Assista a um trailer do filme de Herzog.
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário