Modelo 3D - Cálice funerário Jê

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Visita ao Parque Estadual do Sumidouro com cientistas do Museu de História Natural da Dinamarca

No dia 19 de setembro o MAC, representado por seu diretor, participou de uma visita ao Parque Estadual do Sumidouro. A atividade foi organizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela direção do Parque com o objetivo de apresentá-lo aos cientistas: Dr. Moorten Meldgaard, Prof. Niels Bonde, Hanne Strager e Kasper Hansen, todos representantes do Museu de História Natural da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca.

Os pesquisadores integram a comitiva do príncipe herdeiro Frederik André Henrik Christian, e de sua esposa, a princesa Mary Elizabeth, e estiveram no país por conta de um comodato que trouxe mais de 80 fósseis paleontológicos para o recém inaugurado Museu Peter Lund, na cidade de Lagoa Santa, cuja sede foi construída no Parque do Sumidouro, junto à gruta da Lapinha.

Leia reportagens sobre a inauguração do Museu Peter Lund (clique aqui e aqui)
Assista a uma matéria jornalística sobre a inauguração (clique aqui)

Todo esse acervo foi escavado pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), que no século XIX realizou escavações em diferentes regiões cársticas da Bacia do rio São Francisco, como em Montes Claros, Sete Lagoas, Cordisburgo e Curvelo. Mas foi no carste de Lagoa Santa, entre os anos de 1839 e 1845 que ele realizou suas principais descobertas. Lund é considerado o "pai da paleontologia" no Brasil, além disso, suas reflexões sobre o chamado "Homem de Lagoa Santa" fazem com que muitos o considerem também um precursor da arqueologia em nosso país¹.
  
Clique na imagem para ampliar. Visita à gruta da Lapinha: área externa (fotos 1 e 2), interior da gruta com as instalações para locomoção dos visitantes (foto 9) e formações de espeleotemas (foto 10). Visita à lagoa do Sumidouro (foto 3) e ao sítio arqueológico homônimo, em um ponto aparentemente utilizado por Lund para drenar a água da caverna (foto 7). Montagem da exposição permanente do Museu Peter Lund (foto 8). Visita ao  Maciço de Cerca Grande, monumento natural e sítio arqueológico (fotos 4, 5, 6 e 11). Pinturas rupestres indígenas pré-históricas do Maciço de Cerca Grande (fotos 12 a 17), predominam as representações monocromáticas de animais quadrúpedes. 
     
O circuito de visitação do qual participamos foi elaborado sob o conceito de "museu de território", e contempla uma série de locais e paisagens que se tornaram referências para a história das pesquisas paleontológicas e arqueológicas realizadas na região de Lagoa Santa. Foi feita uma visita à gruta da Lapinha, que recentemente passou por um plano de manejo e foi adaptada para a visitação turística. Em seguida foi feita uma visita à lagoa do Sumidouro e ao sítio arqueológico homônimo, escavado por Lund em meados do século XIX. O grupo rumou depois para a Casa de Fernão Dias, no distrito da Quinta do Sumidouro e finalizou o circuito de visitação no sítio arqueológico e monumento natural Maciço de Cerca Grande, que foi explorado por vários naturalistas e arqueólogos no séculos XIX e XX. Este maciço guarda inúmeras pinturas rupestres que foram produzidas por indígenas caçadores coletores há mais de 4.000 anos. No local é possível distinguir as figuras de cervídeos, aves, porcos selvagens (caititus) e outros quadrúpedes, pintados em monocromia nas cores amarelo ou vermelha.
      
¹ Ver: NEVES, Walter & PILÓ, Luís B. O Povo de Luzia: em busca dos primeiros americanos. São Paulo: Globo, 2008. 333 p.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário