Modelo 3D - Cálice funerário Jê

terça-feira, 17 de junho de 2014

Museu recebe visita do IGC / UFMG

O MAC recebeu no dia 14 de junho a visita de uma turma formada por alunos e professoras do Curso de Bacharelado em Geografia, modalidade a distância, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG).  Os estudantes eram provenientes dos Polos de Campos Gerais Formiga. A visita foi organizada pelas Professoras Maria Luiza Grossi e Janise Bruno Dias. Este Curso de Bacharelado integra o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O grupo participou de uma visita guiada à exposição permanente: "Pré-histórica do Carste do Alto São Francisco: 12.000 anos a serem desvendados", e assistiu a uma palestra que discorreu sobre a arqueologia regional do Carste do Alto São Francisco e as ações do Museu Arqueológico do Carste desde sua inauguração no ano de 2010. A apresentação se centrou sobre a importância da paisagem cárstica para as pesquisas arqueológicas e sobre a interação entre a Arqueologia e a Geografia na produção do conhecimento científico sobre as ocupações humanas.

Clique na imagem para ampliar. Fotos por Marcia Rabelo e Poliana Fernandes.

No dia 15 de junho o grupo realizou uma atividade de campo, da qual participou o arqueólogo do MAC, Gilmar Henriques. Foi feita uma visita a um grande maciço rochoso, situado na região do Corumbá, no município de Pains. A atividade se restringiu à zona do exocarste do maciço, o qual contém um sítio arqueológico em caverna, denominado Gruta da Ninfeta, mas o mesmo não foi visitado devido à fragilidade de seu registro arqueológico. O grupo visitou um pequeno abrigo sob rocha, destituído de registro arqueológico. Em seguida foi feita uma visita à comunidade de Corumbá, aonde os estudantes realizaram entrevistas com moradores do local.

Clique na imagem para ampliar. 1. Imagem de satélite que apresenta a totalidade do maciço rochoso visitado na atividade de campo. Imagem orientada para Leste. Extraído do software Google Earth. 2. Detalhe da foto anterior que apresenta o local visitado na atividade campo. Imagem orientada para Norte. Extraído do software Google Earth. 3.  Perspectiva do maciço rochoso tomada segundo um eixo de orientação NW/SE. Neste maciço está inserido um sítio arqueológico denominado Gruta da Ninfeta4. Detalhe de local em que há uma feição negativa no paredão de calcário, um abrigo sob rocha que foi visitado por estudantes e professoras. 5. Detalhe de topo de maciço marcado pela presença de lapiás. 6. Detalhe do topo do maciço rochoso com cobertura vegetal marcada pelo predomínio de uma espécie de bromeliáceas.

Clique aqui para baixar os slides sobre a Arqueologia Regional e as ações do MAC.
1. Você será encaminhado para a página de compartilhamento de arquivos.
2. Clique em "DOWNLOAD".
3. Aguarde por 15 segundos e clique em "DOWNLOAD" novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário