Modelo 3D - Cálice funerário Jê

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Conservação e restauro no MAC

Neste mês de setembro o MAC recebeu o profissional de conservação e restauro Agesilau Almada, que está desenvolvendo um trabalho com dois vasilhames cerâmicos do acervo do museu que, no final de sua vida útil, foram utilizados como urnas funerárias por populações indígenas pré-históricas.

Nessa etapa os trabalhos foram focados na urna funerária retirado no sítio arqueológico Ninhal, que fica na região do córrego Capoeirão, afluente do rio São Francisco, na zona rural do município de Iguatama. A limpeza a seco do vasilhame revelou a beleza de sua cor original, muito clara e esbranquiçada.

Foi possível identificar vários traços e sinais que podem ter sido gerados ao longo da utilização do vasilhame no cotidiano da aldeia indígena que o abrigava. Sua utilização final foi como uma urna funerária para sepultar um indivíduo do sexo feminino, tendo sido acompanhado por um vasilhame em forma de cálice, o qual integra a exposição permanente do MAC.

1 a 4. Processo de "limpeza a seco" do vasilhame cerâmico, com a retirada da película de solo vermelho que cobria sua superfície. 5 a 7. Detalhes na superfície do vasilhame 5. Mancha escura gerada durante a produção do vasilhame. A mancha delimita a porção do vaso que ficou apoiada sobre um calço ao longo de seu processo de queima. O vasilhame possui três manchas equidistantes. 6 e 7. Porção do vasilhame que apresenta traços ou marcas geradas ao longo de sua utilização no cotidiano da aldeia indígena que em nossa época veio a se tornar um sítio arqueológico.  

Os trabalhos de conservação e restauro deverão prosseguir ao longo do mês. A idéia é preparar e guarnecer os vasilhames para futura exposição ao público.

Clique nos links abaixo para mais informações:
O MAC recebe grande urna funerária indígena
Curadoria do acervo de ossos humanos - Parte I

Nenhum comentário:

Postar um comentário